quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Aluna do curso de História tem trabalho premiado no XX SEMIC

Aluna do curso de História tem trabalho premiado no XX SEMIC

Estudante vê reconhecimento como incentivo para continuar atividade

Ana Clara Vieira, aluna do último período do curso de História da PUCPR, teve seu trabalho de iniciação científica "A conservação de acervos documentais deteriorados: reformatação”, premiado no XX SEMIC (Seminário de Iniciação Científica da PUCPR) na categoria PIBIC. O estudo foi orientado pela professora Vera Lucia Casteleins.
Ana Clara estagiou em um museu no início da faculdade, onde teve um grande envolvimento com acervos documentais e conservação e o fato despertou seu interesse pelo estudo deste ramo da História. Ainda durante o curso, Ana teve a oportunidade de trabalhar no LEPHIS (Laboratório de Estudos e Pesquisas em História) por meio de um projeto de inciação científica orientado pela professora Vera Lucia Casteleins. A professora Maria Cecilia Pilla, coordenadora do curso de História, disponibilizou seu acervo pessoal de fotos e postais de família para que a estudante pudesse digitalizar e ela se encantou pelo trabalho.
Em relação ao desenvolvimento do trabalho premiado, Ana Clara guarda boas memórias: "Acredito que trabalhar com documentos seja algo muito interessante, pois descobrimos cada vez mais. As pesquisas necessárias para a realização do trabalho foram muito tranquilas devido à minha experiência em museu. A maior surpresa foi em relação à história dos postais, sendo uma das coleções digitalizadas serem postais trocados entre namorados, o que faz com que se dê valor a pequenos materiais que trazem por trás de sua simplicidade ótimas fontes de pesquisa", avalia.
Ana Clara vê a premiação de seu trabalho no XX SEMIC como um incentivo para que dê continuidade ao trabalho de conservação de documentos, que atualmente ainda é escasso no Brasil. "Ter este trabalho reconhecido dentro da Universidade mostra o grande valor que nossas fontes de pesquisa têm, sua fragilidade, e a necessidade de investir neste tipo de medidas de conservação para dar mais durabilidade a elas", afirma a estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário