Junto às atividades do Grupo de Pesquisa "História, Cultura e Política", na linha, "História, Poder e Sociabilidades", a prof.a Maria Cecilia Pilla, líder do grupo, ofereceu um projeto de pesquisa e junto a ele dois projetos para serem desenvolvidos por alunos do curso de História da PUCPR.
Nessa primeira notícia veiculamos o projeto desenvolvido pela professora Maria Cecilia e na sequência falaremos sobre os projetos que nesse ano foram aprovados e desenvolvidos.
O projeto tem como título: "O CONTROLE DO SILÊNCIO E OS DOMÍNIOS DO OLHAR: ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO HOMEM HONESTO NA FRANÇA DOS
SÉCULOS XVI AO XVIII".
Este projeto quis tratar das noções conceituais referentes ao controle de si, em especial, – do olhar e do calar-falar - como estratégia de manutenção ou obtenção de poderes. Constituíram fontes deste trabalho manuais de civilidade, guias de civilidade cristã que circulavam na França dos séculos XVI, XVII e XVIII. Em especial “O cortesão”, de Baltasar Castiglione, em 1528, “Galateo” de Giovanni della Casa, em 1558, “A civilidade pueril” de Erasmo de 1530, o “O honesto homem ou a arte de agradar à corte” de Nicolas Faret, de 1630; “O novo tratado da civilidade que é praticado na França entre as pessoas honestas, de 1671, escrito por Antoine Courtin e “Régles de la bienséance de la civilité chretienne” de Jean-Baptiste de La Salle em 1703.
O estudo está delimitado no período que abrange os séculos XVI, XVII e XVIII, época em que na
França se verifica a grande preocupação de adequação dos comportamentos como condição indispensável para “estar” nas cidades e de freqüentar os espaços de sociabilidade aristocrática bem como alimentar a pretensão de “estar” na corte.
Mais do que a análise e o relato específico dos preceitos é importante refletir sobre o todo que envolve a construção do conjunto das normas sociais. As relações entre cultura e poder; experiência e desconhecimento; traquejo e naturalidade dos gestos e assim procurar perceber no controle do olhar e do falar calar um importante instrumento de identificação, integração e de exclusão social. Para tanto é preciso conhecer as normas que se referem a esses temas (olha e falar-calar) contidas nos manuais de civilidade e guias de civilidade cristã disponíveis na França dos séculos XVI ao XVIII.


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